Romance epistolar em pleno século XXI: o amor em tempo real

 

sem_graus_de_separação

Ler Noga Sklar longe das análises políticas e críticas literárias foi puro deleite. Conhecer sua linda história de amor um privilégio que ela e Alan nos concedem ao publicar seu tórrido romance, intitulado sem graus de separação. Um romance epistolar em pleno século XXI: e-mails e chats, com eventuais áudios e telefonemas, tudo em tempo real, sem longas esperas.

Na época do tudo acontecendo ao mesmo tempo e agora, em que notícias e a comunicação interpessoal ocorrem em tempo real, o romance epistolar se reinventa. Também no início do século XXI, as pessoas têm mais liberdade e o sexo deixou de ser um tabu. Tudo isso junto compõe sem graus de separação, publicado pela Editora KBR, em 2012.

O casal Noga e Alan se conheceu num site de encontros e começaram a conversar no chat. A conversa virou paixão, tesão e daí amor. Ela no Brasil, ele nos Estados Unidos. Ambos cultos, com os mesmos anseios e pensamentos sobre a humanidade. Os dois na mesma sintonia amorosa. A leitura deste livro é também uma aula de cultura e filosofia. Ambos com histórias amorosas pregressas que os decepcionaram muito e, mesmo assim, seguiam acreditando no amor. O encontro dessas almas gêmeas sem se verem, virtual, foi real, intenso, verdadeiro. A troca de mensagens, as sensações e a vida real como pano de fundo envolve o leitor.

A leitura é fácil e fluida, mesmo com os errinhos de digitação, cuidadosamente reproduzidos, já que não havia oportunidade para edição.. Sexo, amor, tesão, filosofia, cultura, erotismo, erudição, a expectativa do encontro, o futuro sonhado, o passado que vem à tona, a mãe doente, o sobrinho insistente no chat — tudo ao mesmo tempo, sem meias palavras, sem disfarces.

Por essas e muitas outras, vale a pena ler:

não faço o tipo escritora-barrigudona-fumando-adoidado, erótica só na teoria. o que sinto e escrevo, acontece mesmo… é meu retrato fiel, bem diferente das horríveis fotos digitais que você tanto odeia, mas insiste em olhar”.

Esperar de uma mulher madura um corpo sem falhas… é justificar o consumismo, o marketing desprezivelmente vazio que ele tanto condena, do qual eu mesma procuro fugir: injeções de botox e enchimentos de colágeno, implantes de silicone ou lipoaspiração, na busca de um rosto falsamente liso, um corpo emaciado e sem energia. Me ofereço a ele totalmente aberta no amor, esplendoroso espetáculo de natureza humana em sua melhor forma… e espero receber o mesmo em troca. Deixemos a babaquice de lado, Alan, e amemos um ou outro como a gente merece”.

“poesia é a mente dançando…”

“com você, não preciso pisar em ovos… me censurar, me sentir culpado por ferir sentimentos, explodir a bolha de ilusão na vida de alguém. você é mesmo deliciosa, psicológica e emocionalmente saudável”.

“pra se libertar do intelecto, é preciso render-se ao emocional”.

“Fui muito presa a superstições e rituais, mas ortodoxa, nunca. Estou num momento de pesquisa e reflexão, sem ter ainda concluído nada, e apesar de acreditar, com bastante convicção, que a ideia de Deus imposta pela tradição judaico-cristã é falsa, quero dizer, que este impiedoso Deus julgador não existe, continuo invocando o nome d’Ele o tempo todo”.

Editora KBR

Páginas 274

ISBN 978-8581800646

E-book R$ 4,99

POD R$ 41,67

Na Amazon: https://www.amazon.com.br/sem-graus-separa%C3%A7%C3%A3o-Noga-Sklar-ebook/dp/B009SRR2U2